Powered By Blogger

domingo, 4 de março de 2012

CURIOSIDADES - LEITURA CRÍTICA

Olá galera,

Eu não tinha o hábito de ler, mas aos poucos estou adquirindo este hábito, e ao tomar gosto pela leitura acabo descobrindo um mundo que poucos conhecem. 
Veja agora uma matéria de como aprender a gostar de ler. E também como tornar a leitura relevante !




FONTE : UNIVERSIA.COM.BR

O prazer e hábito da leitura devem começar logo cedo. Pais e professores devem ler uma grande quantidade de livros para as crianças antes que elas leiam sozinhas, e sobre os mais diferentes assuntos. Despertar a curiosidade e interesse logo cedo é essencial para o desenvolvimento desse hábito. Por isso, os alunos devem, primeiramente, ter o costume de ler.




Ao adquirir esse hábito, devem aprender a ler de forma crítica. Para o Dr. Mike Schmoker, educador e autor de diversos livros, “grandes quantidades de leitura atenciosa e objetiva, com debates, anotações e releituras são a essência da alfabetização autêntica”.



A leitura deve ser sinônimo de pensamento e reflexão. Não é possível ter um sem o outro. Ler é uma método de aprendizado ativo, oposto aos métodos passivos de ditados ou apenas ouvir o conteúdo. Para ler, os estudantes devem estar fisicamente envolvidos – o movimento dos olhos em busca das palavras, virar as páginas –, devem decodificar mentalmente os símbolos em sons com significado, enfim, toda a concentração deve estar voltada para essa atividade.



Para que essas atividades não sejam mecânicas ou o aluno simplesmente absorva o conteúdo sem questioná-lo ou analisá-lo, uma boa dica é fazer anotações. Enquanto lê, o estudante deve fazer notas e levantar questionamentos, marcar pontos importantes e relacionar conteúdos.



Os professores devem ensinar aos estudantes a identificar conceitos enquanto lêem e então julgar quais deles são chave para o entendimento do texto. Conceitos, artigos e fatos devem ser relacionados e posicionados dentro de contextos históricos, sociais e geográficos. Sua leitura só será completa quando seus questionamentos completarem o entendimento do texto.


Nenhum comentário: