Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CARREIRA - CIÊNCIAS CONTÁBEIS E O MERCADO DE TRABALHO.

Boa noite pessoal,


Para o estudante que têm dúvidas em qual área seguir, fazer estágio, qual o valor do salário que estão pagando, elaborei uma matéria para sanar essas perguntas. Com certeza após a leitura o estudante terá novos horizontes novas possibilidades. NEW THINKING !


FONTE : GUIA DO ESTUDANTE










Ciências Contábeis
Bacharelado
Ciências Contábeis é o curso certo para mim?

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no 

Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde junho de 2010, submeter-se a um exame para obter o registro.

O mercado de trabalho

O Conselho Federal de Contabilidade tem 417 mil profissionais registrados. Mesmo assim, empresas nas regiões Sul e Sudeste carecem de mão de obra. Isso porque micros e grandes empresas precisam de pelo menos um contador responsável. Boa parte dos profissionais está nos escritórios de contabilidade, auditoria e consultoria. Por todos esses motivos, a carreira de contabilista está em alta. O setor público é outro segmento que está bastante aquecido.

 "A tendência é que cada vez mais os órgãos públicos contratem esse profissional para melhorar os processos de contabilidade pública", explica Saulo Armos, coordenador do curso da PUCRS. Também são raros os formados que se dedicam à pesquisa e à docência, o que mantém em alta a procura por contabilistas que queiram se dedicar à carreira acadêmica. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais. No Nordeste, a abertura de novas empresas, graças a incentivos fiscais, tem aumentado as oportunidades para esse profissional. 

Para o autônomo, existem boas perspectivas em todo o país. Outra função importante é a realização de relatórios e balanços anuais seguindo critérios internacionais, como os do Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade (Iasb). O Banco Central determinou que até 2010 todos os bancos apresentem sua demonstração financeira seguindo os novos critérios.

Salário inicial: R$ 1.320,00 (fonte: Sindicato dos Contabilistas de São Paulo).

O curso

O primeiro ano do curso é ocupado com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vêm as disciplinas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestras sobre questões da atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão do curso.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Ciên. Contábeis (ênf. em fin. corporativas); Ciên. Contábeis e Atuariais; Ciên. Contábeis e Tributos; Contabilidade; Contabilidade (ênf. em control.).

O que você pode fazer

Auditoria
Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.

Contabilidade gerencial
Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.

Controle e perícia
Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.

Ensino
Dar aulas em cursos técnicos e treinamento para funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no Ensino Superior é preciso pós-graduação.


FONTE : GUIA DO ESTUDANTE 

Um comentário:

Isabel Sales disse...

A contabilidade é LINDA! Muitas pessoas se enganam achando que é algo sacal ou puramente matemático... mas há muito o que se explorar nessa área. Eu, por exemplo, gosto de finanças e mercado de capitais, contabilidade societária. Mas há contabilidade ambiental, pública, gerencial... Como foi mencionado na postagem.
Entrar como trainee em auditoria é uma ótima forma de lidar com a prática do ofício e receber um ÓTIMO treinamento para ser um bom profissional. Em Brasília, quase todos os concursos têm vagas para contadores. Aí o trabalho envolve basicamente análise e lidar com contabilidade pública. Acrescento que você pode mexer com sistemas (quem entende de redes e de contabilidade pode tecer uma ótimma carreira) como o SAP/R3 por exemplo. Há muitas opções, é um curso fantástico e recomendo. =)