Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CUIDADO PARA NÃO SE TORNAR UM ESTUDANTE PROFISSIONAL


Boa noite Galera,

Adriana Gomes é mestre em Psicologia, pós graduada em Psicologia Clínica e Coach, coordenadora e professora da área de pessoas dos cursos de pós graduação da ESPM.

Neste oportunidade ela comenta que algumas Universidades não preparam os alunos para o mercado, veja mais :


As universidades estão preocupadas em apresentar uma grade com conteúdos que informem, minimamente, as competências técnicas para exercer determinada profissão, mas não preparam os alunos para o mercado.  Em alguns casos, os conhecimentos apresentados em sala de aula estão desalinhados com as exigências organizacionais.  É muito importante que as escolas incentivem e cobrem a realização de estágios supervisionados, pois esse contato com a rotina, responsabilidades e clima organizacional aproxima os jovens da realidade, oferecendo a possibilidade de desmistificar e conhecer melhor a atividade profissional que eles escolheram.
Muitas vezes, por insegurança, excesso de cobrança e medo do fracasso, o aluno opta por continuar seus estudos na tentativa de melhorar seu grau de empregabilidade. Porém, essa é uma escolha equivocada, pois permanecer nos bancos escolares acrescenta informação, mas afasta da experiência prática e acaba reforçando a insegurança.  
A formação não substitui a falta de vivência na área. E a frustração pode até aumentar, pois o investimento feito nos estudos não representa, necessariamente, mais chances de sucesso na conquista de um emprego. Sendo assim, minha recomendação é enfrentar as inseguranças iniciais e, paralelamente à graduação, ingressar em programas de estágio. Só isso vai permitir que você vivencie a parte prática da profissão que escolheu e confirme sua opção. Ou não. Se for o caso de fazer uma nova escolha profissional, essa é a hora para isso.  

Fonte : Site ClickCarreiras



"Depende muito mais do Aluno do que da Universidade, visto que hoje em dia quase todo mundo estuda. O mercado pede algo mais do aluno não somente o que ele aprende dentro da sala de aula, entendo que o Aluno deve ser pró ativo deve criar suas oportunidades e não ficar aguardando que elas cheguem."
(Edgard Michel)

Nenhum comentário: