sábado, 7 de janeiro de 2012

A HORA DO "PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO" É AGORA


Você empresário, já sabe qual será a melhor forma de tributação para pagar menos imposto este ano?

Você contador, já ofereceu o serviço adicional de planejamento tributário aos seus clientes?



A preocupação com a carga tributária das empresas é um dos principais aspectos que preocupam os empresários, dessa forma esta temática é uma das principais utilizadas pelos contadores para captação e retenção de novos clientes em seus escritórios e um dos principais motivos também para que empresas optem por instalar internamente o seu próprio departamento fiscal.
Agora em janeiro estamos no melhor período para se efetuar os serviços consultivos e de planejamento tributário, sim em janeiro, justamente na época onde muitas pessoas estão de férias, viajando, descansando, querendo afastar os problemas e se desligar no stress do dia-a-dia empresarial!
Porém, para os contadores de plantão que estão atentos para oportunidades de negócios e também para os empresários interessados em aumentar seus resultados, é o período onde temos que se espreguiçar, tomar coragem e meter a cara no banco de dados para refazer milhares de cálculos e análises comparativos do ano anterior, juntamente deste o administrador da empresa deve prover perspectivas e "previsões estimadas" de faturamentos e despesas para sua empresa, sentar com o departamento financeiro e elaborar orçamentos e previsões para o ano e passar para o seu contador.
De posse dessas informações o contador terá uma longa carga de trabalho com milhares de cálculos e simulações para que possa apresentar vários cenários ao empresário e seus impactos tributarios, percentuais sobre faturamento, proporção sobre os lucros, comparativo de variação de anos anteriores, etc tudo para que se possa fomentar ao empresário para que este possa visualizar melhor e tomar a mais sábia decisão de início do ano empresarial, a opção de sua forma de tributação.
Lembrando que, um verdadeiro planejamento tributário completo, deve-se sempre levar em consideração todos os tributos que uma empresa venha a ser contribuinte durante o ano calendário, não só apenas IRPJ e CSLL, o que é de costume vermos por aí como prática de mercado o contador que apenas compara a margem de lucro líquido com as margens de tributação do lucro presumido e define a forma de tributação ao empresário, desconsiderando totalmente outros tributos como ISS, INSS, PIS e COFINS (cumulativo e não-cumulativo), ICMS, ICMS diferencial de alíquota, etc. Vale lembra também que para cada tipo de empresa, cada tipode atividade temos que abrir o gigantesco leque de regras fiscais e afins, muitos escritórios acabam tendo dificuldade porque possuem muitos clientes de diversos ramos de atividades e por fim acabam por não conseguir realizar todas as orientações necessárias ao seus clientes e também existe escritórios de contabilidade que são especializados em certos tipos de empresas, como exemplos alguns escritórios que só prestam serviços para empresas de transporte ou para escritórios de advocacia.
Então contador, aproveite esta oportunidade para gerar economia tributária aos seus clientes e aumentar uma fonte de receita, empresário, aproveite para explorar melhor os serviços de seu contador, aumentar o vinculo de relacionamento entre empresário-contador só trará melhorias para sua empresa, dessa forma também poderá se certificar sobre os aspectos qualitativos da prestação de serviços contábeis, valorizando o seu contador ou até mesmo notando em tempo hábil que não seria um contabilista preparado para prestar os serviços para o seu tipo de atividade empresarial, podendo encontrar outro profissional no mercado melhor preparado para atendê-lo. E fique tranquilo empresário, porque os valores investidos no trabalho intelectual de seu contador trará benefícios econômicos futuros bem melhores para sua empresa, não é uma despesa, mas um investimento em informação para tomadas de decisões que valem ouro!


"O ideal seria pegar um determinado cliente e iniciar a prática do Planejamento Tributário, tenho certeza de que tanto o cliente quanto a empresa sairão ganhando"

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