Boa noite Galera !
As empresas estão percebendo que a galera jovem ou melhor a GERAÇÃO Y, permanecem por muito tempo nas mídias sociais, e agora o grande desafio é : adequar essas ferramentas ao processo de trabalho sem que a produtividade do colaborador diminua........
Além de indicar que mais de 70% das corporações ao redor do mundo já têm
presença nas mídias sociais, um estudo da consultoria KPMG Internacional,
realizado em dez países, mostra que o Brasil aparece em 4º lugar entre as nações
que despontam com presença mais intensa de suas empresas nas novas mídias.
Das organizações brasileiras consultadas, 69,1% indicaram já ter
iniciativas ligadas a estes meios de comunicação, percentual próximo aos 70,4%
da média geral. Na liderança da lista está a China, com 82,7%.
Por mais que a importância e o uso das novas mídias venham ganhando destaque
no ambiente corporativo, o seu acesso, por parte dos funcionários, ainda é tema
de debate. E a pesquisa apurou que as organizações mais severas quanto ao acesso
de seus profissionais às redes sociais podem estar investindo em uma "batalha
perdida". Um terço dos funcionários de empresas em que o acesso a redes sociais
é bloqueado disse que não apenas estava usando as mídias sociais no escritório,
como se empenhava em "burlar os sistemas de proteção" de seus equipamentos de
trabalho para "saciar suas necessidades nas redes".
A satisfação no
trabalho e o engajamento dos funcionários também são afetados pelo acesso aos
meios de comunicação social: 63% dos funcionários de organizações que têm
políticas abertas de acesso a mídias sociais disseram que estavam satisfeitos em
seu trabalho, contra apenas 41% daqueles que tiveram seu acesso
restrito.
Pensando nisso, a maioria das organizações consultadas indicou
que desenvolve políticas específicas ou apresentou um conjunto informal de
expectativas para que seus profissionais se engajem nas mídias sociais. Mais da
metade delas oferece aos seus funcionários formação específica em mídias
sociais, e 62% já tinham desenvolvida uma política específica de mídias
sociais.
Sobre os controles adotados, enquanto quase 60% dos gerentes
dizem que suas organizações monitoram o uso que os profissionais fazem das redes
sociais, apenas 40% dos funcionários estavam cientes desse cuidado das empresas.
"A adoção de políticas claras, práticas e concisas, apoiadas por uma formação
adequada, deve ser uma prioridade na agenda dos gestores, para dar aos
empregados a confiança para que sejam ativos e produtivos nas mídias sociais, ao
mesmo tempo em que são reduzidos os riscos por conhecerem os limites dentro dos
quais eles devem agir", orienta Malcolm Alder, sócio da área de economia digital
da KPMG na Austrália.
A KPMG ouviu 1 850 gerentes e 2 016 funcionários
de empresas de dez países para realizar esse levantamento.
FONTE : REVISTA VOCERH
"A pesquisa mostrou que funcionários que tem acesso permitido mas supervisionado ás redes sociais estão mais contentes com o trabalho, eu ficaria muito contente em poder ajudar a minha empresa via TWITTER por exemplo"
(Edgard Michel)
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